Apoio:

Associação Comercial, Industrial de Agropecuária de Ouro Preto







Cartões Visa







Fundação de Arte de Ouro Preto







 

Apresentação | História | Sonho de Liberdade | Belezas Naturais | Arquitetura | Distritos


Lista de Atrações:

(Clique nas fotos para ampliar)

Obs: horários de visitação sujeitos a mudanças inesperadas

Voltar

Interessante em Ouro Preto:

Casa da Ópera (Teatro Municipal) : o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina e o primeiro do Brasil. Erguido por João de Souza Lisboa e inaugurado em 1770. Palco privilegiado da forte teatralidade barroca mineira, onde a emergente sociedade setecentista ostentava todo o luxo e a pompa proporcionados pelo ouro. Possui 350 lugares.
Rua Brigadeiro Musqueira s/n.
Maiores informações, clique AQUI.

Topo


Mina Chico Rei (ou Encardideira) : nela trabalhou a mítica figura de Chico Rei, aprisionado e trazido como escravo da áfrica junto com sua tribo. Conta a tradição que, após muito trabalho, conquistou sua liberdade e comprou a mina. Com o ouro retirado pagou a alforria de seus súditos, tornando-se uma pessoa respeitada na antiga Vila Rica. A igreja de Santa Efigênia foi construída com ouro desta mina. A Encardideira foi uma das maiores minas de ouro, com quilômetros de túneis. Visita guiada. Entrada paga.
Rua Dom Silvério 108 (próxima à matriz N. Sra. da Conceição).
Horário: diariamente, das 8 às 18h.

Topo


Mina Fonte Meu Bem Querer : interessante mina que provavelmente pertenceu a Felipe dos Santos (ver "Liberdade"). Nela é possível constatar os veios de ouro e os vestígios de árvores (petrificadas) que existiram na região há milhões de anos. Entrada paga. Visita guiada.
Localização: próxima à capela do Padre Faria.
Horário: diariamente, das 8 às 18h.

Topo


Mina Velha : como o nome diz é uma das mais antigas minas de Ouro Preto (1704). Possui quilômetros de túneis, hoje em grande parte interditados, onde o turista pode perceber o esforço descomunal para se retirar o metal precioso da montanha. Pertenceu provavelmente a Felipe dos Santos. Pode-se ver também os veios de ocre (utilizado em pinturas) e malacacheta. é comum os moradores falarem que a cidade é um verdadeiro queijo suíço, em virtude das inúmeras minas e túneis secretos que cruzam o subsolo. Visita guiada. Entrada paga (R$5,00). Rua Santa Rita 21.
Horário: 8:30 às 17h.

Topo


Casa de Aleijadinho : neste local, provavelmente entre os números 76 e 90, existiu a casa onde viveu o grande gênio do barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa.
Rua Aleijadinho (ao lado da matriz N. Sra. da Conceição)

Topo


Observatório : anexo ao Museu de Astronomia da Escola de Minas. Foi construído em 1911. Entrada paga. Visitas devem ser marcadas.

Topo


Coluna Saldanha Marinho : pilar de pedra antigamente alocado na praça da Independência (atual praça Tiradentes). Foi inaugurada em 1867. Encontra-se atualmente na Praça Cesário Alvim, em frente à Estação Ferroviária do Trem Turístico.

Topo


Voltar

Apresentação | História | Sonho de Liberdade | Belezas Naturais | Arquitetura | Distritos


Revista Idas Brasil Ltda.. Todos os direitos reservados.
Reprodução pública somente com autorização.

 





Anuncie

Página inicial

Fotos de Minas

English version

Version française

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui