Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "Caminhar por Ouro Preto é como voltar a tempos dourados. É ter a sensação de que, na próxima esquina, irá encontrar algum personagem da história."
  • "Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante..."
  • "Apure os ouvidos ao andar pelas ruas de Ouro Preto. Sem muito esforço e alguma imaginação é possível ouvir os sussurros conspiratórios, os ideais subversivos, as intrigas palacianas..."
  • "O maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI. Anacronismos à parte, a antiga Vila Rica foi palco da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana."
  • "Testemunhe a rica cultura de Ouro Preto: o carnaval, as procissões, os festivais..."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis."
  • "No vaivém dos telhados, na espremida confusão do casario geminado. Os palácios, as pontes e os chafarizes... Ouro Preto é fascinante!!!"
  • "Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho, gênio pardo e acometido de terrível doença deformadora. Foi o feio que produziu o belo, o monstro que produziu anjos..."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Parque Arqueológico do Morro da Queimada

Maiores informações no www.fiocruz.br/morrodaqueimada

...
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Pousada Capricho Asturiano
Hospedagem
Mais informações
Hermes Guia
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
 

Você está em "Mensagem de Boas-Vindas"


Voltar

Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto

Breve História da Associação Comercial


Em meados da década de 1930, a necessidade de se reunir em agremiação por parte dos donos de lojas de comércio da antiga Vila Rica se concretiza pela atuação de dois precursores: Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite.


Em 28 de janeiro de 1934, realiza-se, no Cine Central, a sessão de fundação da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DE OURO PRETO-ACIAOP, ocasião em que é escolhida uma comissão provisória composta por Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias.


É elaborado o ante-projeto da Associação em 4 de fevereiro de 1934 e formada a primeira diretoria e os conselhos fiscal e de sindicância.


Em solenidade na Prefeitura do Município, o Doutor João Batista Ferreira Veloso, prefeito da época, empossa, em 8 de fevereiro de 1934, aquela diretoria assim constituída: Washington de Araújo Dias, presidente; José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente; José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário; João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador.


Já em 25 de fevereiro é estabelecida a proposta de eleições diretas para formação da diretoria. Em 4 de março, com a posse da diretoria definitiva, são confirmados os nomes daquela primeira diretoria.


Desenvolvem-se trabalhos para criação da sede própria, o que, em 19 de maio do mesmo ano, no local da antiga casa que pertenceu ao Alferes "TIRADENTES", é obtido, por aforamento, junto à Prefeitura Municipal.


A iniciação à construção da sede se deu por meio de empréstimo dos sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis), quantia que foi cotizada. A sessão solene inaugural é realizada em 26 de abril de 1935.


Nestes oitenta anos de atividades, dirigiram os destinos da Agremiação nomes proeminentes da comunidade ouro-pretana, levando-a a alcançar grande representatividade empresarial e substancial prestígio político, econômico e social em seus vários níveis de atuação, ao longo dos vários períodos da história econômica do município de Ouro Preto.


Hoje, quando a força do Turismo representa um novo ciclo econômico para a antiga Vila Rica, como foram a mineração e a metalurgia nos trezentos anos anteriores, a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL continua a contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade, com iniciativas como o apoio a este Site Oficial de Turismo de Ouro Preto, através de seu Instituto Cultural e do Convention & Visitors Bureau, compartilhando, com o mundo inteiro, as riquezas e a cultura da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.


Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto
Rua São José 132 - Centro - Cep 35400-000 - Ouro Preto - MG
Telefax: (31) 3551-1469
Site: www.aceop.com.br | E-mail: atendimento@ouropreto.org.br


Topo da página

 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados